O sábio Confúcio ensinava: “Só pode ser feliz quem sabe ser feliz em tudo”.
Para falarmos sobre otimismo, vamos aprender a identificar os tipos de sorrisos e compreender suas características:
Sorriso aberto: característico de pessoas amigas, leais e extrovertidas.
Sorriso verdadeiro: demorado e simétrico, provoca ruguinhas nas pálpebras. Se instala lentamente e vai despertando, aos poucos, sinceridade e confiança nos outros.
Sorriso largo: característico de pessoas abertas e generosas.
Sorriso constante: próprio de quem está sempre contente e otimista. Demonstra força de caráter.
Sorriso contagiante: característico da pessoa otimista, desperta nos outros a vontade de rir também.
Sorriso de boca fechada: próprio de pessoas controladas.
Sorriso falso: é do tipo que não provoca rugas de expressão ao redor dos olhos, pois o rosto fica imóvel.
Sorriso rápido: característico de pessoas egoístas, pessimistas ou introvertidas.
Dá para perceber que existem muitos tipos de sorrisos compondo as bocas por aí. Os citados no quadro acima são alguns deles, mas não significa que sejam os únicos: sempre devemos levar em consideração que cada pessoa tem sua personalidade, e o riso é uma forma de também expressá-la.
Isso mesmo! Em um sorriso existem elementos que podem transmitir a personalidade de alguém. Por exemplo, o do tipo contagiante é característico de pessoas alegres e otimistas e, muito dificilmente, alguém sem esses adjetivos conseguirá rir dessa forma demonstrando sinceridade.
Mas antes de sairmos julgando todos pelo sorriso, devemos levar em consideração um ponto importante: conhecer a outra pessoa, seu estilo de vida, seu jeito de ser e suas características.
Um sorriso do tipo falso não significa exatamente que a pessoa é falsa. Às vezes, ela pode estar passando por um momento ruim e, por causa disso, não consegue se expressar de outro jeito. E é em casos como esse que devemos usar nossa sensibilidade para compreender melhor o outro e tentar ajudá-lo dentro das nossas possibilidades. Esboçar um sorriso do tipo contagiante é uma boa maneira de ajudar.
Não existe nada mais gostoso do que conversar com alguém que abre aquele “sorrisão” do tipo contagiante. E como o nome já diz, é praticamente impossível não se contagiar com a alegria e o otimismo que uma pessoa passa quando sorri assim.
O psicólogo americano Daniel Goleman define que “o otimismo – assim como a esperança – significa ter uma forte expectativa de que, geralmente, as coisas irão bem, apesar dos contratempos e das frustrações”. Tudo o que acontece em nossa vida tem dois lados, de tudo podemos tirar proveito e aprender lições. Podemos olhar o lado positivo das circunstâncias, agindo com otimismo, ou podemos ver o aspecto negativo – agindo com pessimismo.
Desde que a pessoa não perca a noção da realidade, olhar com olhos otimistas sempre ajuda a identificar as oportunidades e ser perseverante. E essas são características indispensáveis para se superar dificuldades e atingir objetivos na vida.Portanto, diante das várias situações cotidianas devemos brincar de encontrar o lado positivo das coisas e nos convencer que isso sempre é possível. O francês Jean de la Bruyère dizia “temos de rir inclusive antes de ter encontrado a felicidade; não deveríamos morrer sem encontrar nada".
Nenhum comentário:
Postar um comentário